08:00

AGORA NA POPROCK

Conexão Pop Rock
12

A SEGUIR

Passado a limpo

Notícia

Ringo Starr completa 80 anos

Por: Portal Vagalume - 08/07/2020 às 9:20

Músico é uma das pessoas mais queridas da história do rock
Músico é uma das pessoas mais queridas da história do rockCrédito: divulgação

Ringo Starr está completando 80 anos neste 7 de julho, o primeiro Beatle a atingir a marca (Paul McCartney nasceu em 1942). O mais velho do quarteto de Liverpool, John Lennon, morto em 1980 era três meses mais novo que ele, foi também o último a se juntar à banda. Por causa disso, ele foi frequentemente chamado de "homem mais sortudo do planeta".

O fato é que Ringo só foi convidado a substituir Pete Best, o baterista original, por seus talentos e, ainda que sua técnica tenha sido muito discutida, especialmente nos anos 70, hoje está claro que Starr, nascido Richard Starkey, criou um estilo único, original, e, acima de tudo, de enorme eficiência para a banda - ele defende que a bateria deve servir à canção e nunca se sobrepor a ela. Não à toa, ele nunca foi um grande fã de solos do instrumento.

Ringo não compunha muito, "Don't Pass Me By" e "Octopus's Garden" são as duas únicas canções que assinou sozinho na carreira da banda, e ele foi o vocalista em apenas 11 canções deles. Ainda assim, seu jeito bonachão e bem-humorado é parte fundamental da mítica que envolve o quarteto de Liverpool.

Como talvez fosse de se esperar, com o fim do grupo em 1970, ele foi o que teve a carreira solo mais discreta. Mas nem sempre foi assim. No começo, ele chegou a ter discos nas paradas com mais destaque até do que aqueles de seus ex-colegas. Nos EUA, foram oito singles no top 10, incluindo dois no primeiro lugar. A fase de astro pop solo durou pouco, até 1974, mas ele seguiu em frente lançando discos com regularidade, "What's My Name", do ano passado, é o seu 20° álbum de estúdio.

A partir do final dos anos 80, ele também voltou a se apresentar ao vivo com a All-Starr Band, em shows onde ele é a estrela, mas não o dono solitário dos holofotes - os demais músicos são nomes que gozam de prestígio e sempre cantam dois de seus sucessos nas apresentações. Peter Frampton, Joe Walsh, Todd Rundgren e Jack Bruce são alguns dos nomes que já fizeram parte da banda de Ringo.

Para celebrar essa data marcante, lembramos de cinco momentos inesquecíveis do baterista:

"Boys" - 1963

No começo da Beatlemania, é sempre bom lembrar que Ringo tinha um grande fã-clube, com muitas fãs escolhendo o baterista como o seu beatle favorito. Não a toa, um dos momentos de maior intensidade nos primeiros shows da banda eram quando Starr cantava o seu número. "Boys", uma cover das Shirelles, que eles gravaram em seu álbum de estreia, era bastante tocada nos concertos dessa primeira fase e era sempre muito bem recebida. A música também mostra como Ringo era importante para o som da banda, veja como ele ajuda a trazer uma agressividade para a música e estimula os outros três a atacarem seus instrumentos com igual intensidade:

https://youtu.be/rN6ZZiKWZYA

"Rain" - 1966

Lançada como lado B de "Paperback Writer", essa música flagra a banda entrando em sua fase mais psicodélica, quando as experimentações em estúdio começam a se tornar mais e mais presentes. "Rain" costuma ser lembrada como o provável melhor momento de Ringo nos Beatles, ao lado de "A Day In The Life", lançada no ano seguinte. Ouça prestando atenção apenas no baterista e entenda o porquê.

https://youtu.be/cK5G8fPmWeA


POPROCK FM 98.1 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 981fm.com.br

Desenvolvido por